A obrigação alimentar não é somente dos pais, o poder familiar pode ser responsabilizado por outros entes da família, sempre prezando pelos mais próximos. Diante dessa certeza, infelizmente, alguns avós são pegos de surpresa com a responsabilidade de pagar pensão (alimentos) para os netos. Sim, é possível que essa obrigação recaia em algum ascendente, e os avós são os mais próximos nesta linha.
Não é simplesmente achar que os avós têm obrigação e dever de pagar todas as despesas, pois A OBRIGAÇÃO DE ALIMENTAR É DOS PAIS.
Quando esgotadas as possibilidades e tentativas de responsabilizar os genitores é que se aciona os avós. Os avós podem ser chamados a complementar ou pagar na integralidade o valor fixado, mas não devem ser responsabilizados pelas prestações não pagas em atraso. Outra opção é que os avós sejam responsabilizados por outras despesas da criança, como por exemplo, plano de saúde ou pagamento de alguma atividade mensal da criança. Fato é que a ordem da vida não deve ser alterada e os pais devem ocupar seus lugares: a obrigação de criar e cuidar é deles. Quando o sistema familiar perde o equilíbrio e os avós tomam o lugar dos pais, a hierarquia natural é desrespeitada. Segundo especialistas, a consequência desta desordem pode gerar consequências negativas em toda a família, especialmente para a criança.